Mostrar mensagens com a etiqueta Norte. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Norte. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Momento Bússola: Escapadela Romântica - TEMPUS HOTEL & SPA

21:52 Posted by Maria João*** , , , , No comments
As comemorações de três anos de namoro (e cinco de amizade) levaram Fábio e Maria a fazer uma pequena pausa nas suas vidas complicadas e desencontradas para descansar e retemperar energias.

O destino foi Oleiros, Ponte da Barca e o Tempus Hotel & Spa. Publicidade à parte (e porque ninguém nos paga/pagou) para isto, surge-nos apenas uma palavra: ESPETACULAR!

Os acessos (apesar de, no nosso caso, terem sido feitos com a preciosa ajuda do GPS) foram, na grande maioria, pela autoestrada. Não obstante o mau (correção: péssimo) tempo que se fazia sentir na passada quinta-feira no norte de Portugal, chegamos são e salvos ao hotel e, a partir daí, foi só usufruir e aproveitar o espaço.

O amplo quarto - com um sistema de entrada/saída e de iluminação/temperatura ambiente completamente eletrónico - dispunha de um gift de boas vindas (espumante), chão alcatifado, sofá e uma cama "big size", para além de uma casa de banho com excelentes condições e de uma limpeza irrepreensível.

É também de salientar, durante a estadia, a simpatia e o comportamento atencioso de todos os funcionários com quem nos cruzamos. Sempre dispostos a ajudar, é óbvio que uma das marcas do hotel é o cuidado com os clientes, para além da decoração.

Para quem quiser um programa mais caseiro, a televisão do quarto apresenta, para além dos canais vulgares, possibilidade de sintonizar rádio e um sistema de aluguer de filmes.



Para aproveitar todas as qualidades e características do hotel, o piso -1 tem uma zona de relaxe: com jacuzzi, piscina interior, banho turco e sauna. Toda esta área tem espaços de apoio, como balneários, duche e wc.

Sazonalmente, funciona também a piscina exterior, com acesso direto através dos quartos e de zona ajardinada.

O Tempus Hotel & Spa apresenta ainda um pacote de massagens e restaurante... Mas, devido ao pouco tempo disponível, não pudemos experimentar nem um nem outro, principalmente a cozinha de autor que destacam no segundo caso.

Apesar de as horas para descansar/relaxar estarem limitadas e muito reduzidas, este singelo casal fez questão de aproveitar ao máximo tudo o que estava à disposição. Foi a primeira vez que se usufruiu de um local com tantas mordomias e luxos (que até incluíram pequeno-almoço no quarto e que dava para uma família inteira)... A data merecia toda esta qualidade e nós também!

A experiência fez-nos esquecer algumas situações menos agradáveis a que nos submetemos nos últimos tempos em casas alugadas (que ficam no fim do mundo e sem metade do que tivemos aqui).
E perguntam vocês: e pontos negativos? Não há. Ou melhor: há um... o pouco tempo que nos sobrou para aproveitar tudo. Com toda a certeza: há que voltar e com muito mais disponibilidade.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Momento Bússola: "Havemos de ir a Viana!"

22:47 Posted by Maria João*** , , , No comments


O passeio de domingo levou-nos a um dos topos de Portugal... mas não nos fez perder o Norte.

Carro pronto, uma boa banda sonora e o GPS alinhado. Uma paragem em Vila do Conde, uma passagem na Póvoa do Varzim, uma foto em Esposende.

Depois disso, Viana do Castelo. A cidade atlântica. Acessos um tanto ou quanto complicados, uma cidade demasiado adormecida para um domingo à tarde. Mas o passeio pela marginal foi bonito, tanto como as vistas por lá, como olhar de perto para o Navio-Hospital Gil Eannes, ou a passagem pela Ponte Eiffel.

Um shopping com os pilares assentes na estação ferroviária, o Centro de Congressos em cima do rio, as ruas estreitas e com muito para descobrir.

E, claro, não podia faltar Santa Luzia. O Santuário - cuja construção foi concluída em 1959 - é o cartão de visita da cidade e tem uma envolvente ímpar. Os acessos são fáceis e o templo-monumento é ainda servido pelo Elevador/Funicular.

Uma paisagem de cortar a respiração (a partir do miradouro e do zimbório), onde Portugal Continental se une à água azul, e com a melhor vista de 360º sobre a cidade. Toda uma escadaria para namorar e com direito a conhecer o gato do padre.
Citando Amália Rodrigues,
«Ó meu amor de algum dia
Havemos de ir a Viana
Se o meu sangue não me engana
Havemos de ir a Viana»


E como o longe se faz perto, houve gasolina para fazer os quilómetros que distanciam Viana de Ponte de Lima. Com muito mais vida nas ruas, foi bonito o passeio que se fez pelas ruas desta vila.

O fim-de-tarde iluminou a bonita ponte sobre o Rio Lima e nem as baixas temperaturas tiraram a luz que o Norte erradia. Decorria também a "Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho", deixando no ar um conjunto de sons, cheiros e sorrisos que aconchegaram o coração.

A viagem trouxe-nos de volta ao Porto e ao desassossego da semana, mas as farturas pelo caminho serviram para antecipar o jantar!


★★★★★ NOTA POSITIVA: A vista deslumbrante do Santuário de Santa Luzia sobre a cidade de Viana do Castelo.
NOTA NEGATIVA: A pacatez nas ruas vianenses e a estupidez de alguns condutores portugueses.