Mostrar mensagens com a etiqueta Ponte da Barca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ponte da Barca. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Momento Bússola: Escapadela Romântica - TEMPUS HOTEL & SPA

21:52 Posted by Maria João*** , , , , No comments
As comemorações de três anos de namoro (e cinco de amizade) levaram Fábio e Maria a fazer uma pequena pausa nas suas vidas complicadas e desencontradas para descansar e retemperar energias.

O destino foi Oleiros, Ponte da Barca e o Tempus Hotel & Spa. Publicidade à parte (e porque ninguém nos paga/pagou) para isto, surge-nos apenas uma palavra: ESPETACULAR!

Os acessos (apesar de, no nosso caso, terem sido feitos com a preciosa ajuda do GPS) foram, na grande maioria, pela autoestrada. Não obstante o mau (correção: péssimo) tempo que se fazia sentir na passada quinta-feira no norte de Portugal, chegamos são e salvos ao hotel e, a partir daí, foi só usufruir e aproveitar o espaço.

O amplo quarto - com um sistema de entrada/saída e de iluminação/temperatura ambiente completamente eletrónico - dispunha de um gift de boas vindas (espumante), chão alcatifado, sofá e uma cama "big size", para além de uma casa de banho com excelentes condições e de uma limpeza irrepreensível.

É também de salientar, durante a estadia, a simpatia e o comportamento atencioso de todos os funcionários com quem nos cruzamos. Sempre dispostos a ajudar, é óbvio que uma das marcas do hotel é o cuidado com os clientes, para além da decoração.

Para quem quiser um programa mais caseiro, a televisão do quarto apresenta, para além dos canais vulgares, possibilidade de sintonizar rádio e um sistema de aluguer de filmes.



Para aproveitar todas as qualidades e características do hotel, o piso -1 tem uma zona de relaxe: com jacuzzi, piscina interior, banho turco e sauna. Toda esta área tem espaços de apoio, como balneários, duche e wc.

Sazonalmente, funciona também a piscina exterior, com acesso direto através dos quartos e de zona ajardinada.

O Tempus Hotel & Spa apresenta ainda um pacote de massagens e restaurante... Mas, devido ao pouco tempo disponível, não pudemos experimentar nem um nem outro, principalmente a cozinha de autor que destacam no segundo caso.

Apesar de as horas para descansar/relaxar estarem limitadas e muito reduzidas, este singelo casal fez questão de aproveitar ao máximo tudo o que estava à disposição. Foi a primeira vez que se usufruiu de um local com tantas mordomias e luxos (que até incluíram pequeno-almoço no quarto e que dava para uma família inteira)... A data merecia toda esta qualidade e nós também!

A experiência fez-nos esquecer algumas situações menos agradáveis a que nos submetemos nos últimos tempos em casas alugadas (que ficam no fim do mundo e sem metade do que tivemos aqui).
E perguntam vocês: e pontos negativos? Não há. Ou melhor: há um... o pouco tempo que nos sobrou para aproveitar tudo. Com toda a certeza: há que voltar e com muito mais disponibilidade.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Momento Bússola: Escapadela Romântica até Lindoso

# DIA 01



Partimos do Porto com direção ao Parque Nacional Peneda-Gerês. Uma vez que somos defensores de estradas nacionais, fizemos a viagem por vias secundárias. A primeira paragem foi em Braga, onde almoçamos.
Na cidade dos arcebispos, confirmaram-se as nossas suspeitas (verificadas na primeira viagem ao Gerês): as estradas são terríveis e os condutores malucos...
Motivados talvez pela complicação dos acessos, não fossem os iogurtes "Longa Vida" que estavam na mala do carro, íamos sendo trucidados sem chegar sequer ao destino principal.
Continuando o percurso, a paragem seguinte foi Ponte da Barca. Um município pequeno e bastante pacato, onde o Lima se alcança.
Chegados a Lindoso, iniciou-se a busca pelo nosso lar, por entre estradas minúsculas, sem movimento aparente.
A boa notícia: a nossa «casa» era espetacular, inserida num conjunto de casas típicas. CASA DO CHARCO: um pequeno T1 cheio de boas energias e um espaço muito agradável para se estar, descansar e namorar.

# DIA 02



Infelizmente, as condições meteorológicas foram as grandes traidoras neste fim-de-semana prolongado. A sexta-feira iniciou-se cinzenta e com chuva a cair em doses consideráveis, que impediam qualquer passeio ou descoberta de maior dimensão...
Por isso, decidiu-se que este dia seria passado em modo de sessão de cinema caseiro. Se na noite de quinta o filme tinha sido "Tempestade Tropical" (uma comédia com Ben Stiler, Jack Black e Tom Cruise, entre outros), na tarde de sexta o filme foi mais dramático e pesado. "Nifomaníaca" - versão de realizador de 5h30 - foi a película escolhida para acompanhar o mau tempo.
Ainda antes da sessão de cinema e antes do almoço - quando a chuva acalmou - foi tempo de dar um passeio por Parada, em Lindoso, onde estávamos instalados. Por lá, descobrimos casas de pedra, ruas estreitas e espigueiros, juntamente com quedas de água.

# DIA 03



O início do fim-de-semana revelou-se uma verdadeira surpresa. Se na sexta não tinha sido possível usufruir das maravilhas do norte de Portugal, o sábado foi um teste à resistência, tanto à boa forma física como ao calor...
De manhã, encontramos uma paisagem de cortar a respiração, mesmo ao pé da casa onde estávamos instalados. A Poça da Gola merecia um mergulho, mas a coragem e o biquíni ficaram em casa!
A meio da manhã, foi hora de rumar a terras de «nuestros hermanos», com destino a Ourense. Ainda em Portugal, subimos ao Castelo de Lindoso e visitamos a Barragem do Lindoso.
Já em Espanha, paragem em Lobios e nas suas termas naturais, ao ar livre. Uma maravilha, autêntica e a dar imensa vontade de voltar.
Em Ourense, o calor foi traiçoeiro e a descoberta das suas pontas e zona histórica tornou-se dificultada. Mas não há tarefas impossíveis para Fábio e Maria. A pé, vimos tudo o que era possível, com muitas gargalhadas e fotografias à mistura!
À noite, depois do jantar (e quando o cansaço dava um ar de sua graça), o sofá foi o melhor aconchego e "Masterchef" o programa escolhido para acabar o dia.

# DIA 04



Infelizmente, tudo o que é bom acaba rápido. Parece cliché... mas tanto ansiamos por estes dias e eles passaram a voar.
Ainda assim, fizemos questão de aproveitar ao máximo todos os momentos, para namorar e descobrir mais deste Portugal verdejante e montanhoso.
A hora de almoço de domingo era a nossa despedida, não sem antes jogar umas partidas de Uno e rir sem parar...
A caminho do Porto, a paragem inicial foi numa albufeira de cortar a respiração, seguida de Arcos de Valdevez, onde a praia fluvial e o Rio Vez roubaram a nossa atenção e a memória do telemóvel para tantas fotografias.
Apesar da tentativa, a quantidade de veículos automóveis estacionados junto ao rio em Ponte de Lima assustou-nos e obrigou-nos a seguir viagem.
Depois de uma breve paragem numa pastelaria na estrada nacional em direção a Braga, depressa se chegou ao Porto, com a sensação de dever cumprido no que diz respeito ao aproveitamento dos dias mas com o coração apertadinho por estas férias terminarem.