quinta-feira, 23 de junho de 2016

Momento Pipoca: Haverá Sangue (2007)


A apendicite aguda que repentinamente me surgiu obriga-me a ficar em casa e a não dar descanso ao sofá... Aproveito para colocar o sono em dia e atualizar a visualização de filmes!

Ontem foi dia de ver "There will be Blood", de Paul Thomas Andersen (Boogie Nights e Magnolia). O filme, de 2007, conta a história de Daniel Plainview (brilhantemente interpretado por Daniel Day Lewis) e da sua busca incessante pela riqueza e pela fama.

A película desenrola-se no final do século XIX / início do século XX e apresenta-nos um retrato fiel dos tempos de pesquisa ávida de recursos no solo, principalmente petróleo, e do jogo de interesses sem escrúpulos que este capitalismo representa.

Neste épico - que é muito mais do que uma história sobre a febre do petróleo - há um conflito psicológico complexo com o espetador e uma reflexão sobre a família, a religião, os valores morais e até onde os mesmos se aguentam quando degradados pela corrupção, ambição desmedida, vingança, angústia e solidão.

De um lado, um combate entre as forças económicas e religiosas; do outro, a interligação entre a fé exacerbada e o fanatismo interesseiro e o egoísmo para reforço de um império pessoal. Em ambos os casos, multiplicam-se os piores defeitos da humanidade.

Com interpretações brilhantes e com intensidade física e psicológica, "Haverá Sangue" (baseado livremente em Oil, de Upton Sinclair) poderá ser (injustamente) um filme incompreendido pelas massas e pouco valorizado.

As imagens apresentadas ao longo do filme são poderosas e demonstram detalhe e produção cuidada. A nomeação para 8 Óscares (Daniel Day-Lewis venceu - merecidamente -, o de Melhor Ator) mostra a qualidade da película e da banda sonora.

O petróleo é, ao longo dos tempos, um prenúncio de guerra e sangue. E nada mais negro e angustiante do que este retrato. De destacar, a postura de Daniel Plainview com o filho H.W.: «You're not my son. You're just a little piece of competition. Bastard from a basket. Bastard from a basket! You're a bastard from a basket!»


There will be Blood
★★★★★

0 comentários:

Enviar um comentário