domingo, 8 de fevereiro de 2015

Momento Bússola: "Havemos de ir a Viana!"

22:47 Posted by Maria João*** , , , No comments


O passeio de domingo levou-nos a um dos topos de Portugal... mas não nos fez perder o Norte.

Carro pronto, uma boa banda sonora e o GPS alinhado. Uma paragem em Vila do Conde, uma passagem na Póvoa do Varzim, uma foto em Esposende.

Depois disso, Viana do Castelo. A cidade atlântica. Acessos um tanto ou quanto complicados, uma cidade demasiado adormecida para um domingo à tarde. Mas o passeio pela marginal foi bonito, tanto como as vistas por lá, como olhar de perto para o Navio-Hospital Gil Eannes, ou a passagem pela Ponte Eiffel.

Um shopping com os pilares assentes na estação ferroviária, o Centro de Congressos em cima do rio, as ruas estreitas e com muito para descobrir.

E, claro, não podia faltar Santa Luzia. O Santuário - cuja construção foi concluída em 1959 - é o cartão de visita da cidade e tem uma envolvente ímpar. Os acessos são fáceis e o templo-monumento é ainda servido pelo Elevador/Funicular.

Uma paisagem de cortar a respiração (a partir do miradouro e do zimbório), onde Portugal Continental se une à água azul, e com a melhor vista de 360º sobre a cidade. Toda uma escadaria para namorar e com direito a conhecer o gato do padre.
Citando Amália Rodrigues,
«Ó meu amor de algum dia
Havemos de ir a Viana
Se o meu sangue não me engana
Havemos de ir a Viana»


E como o longe se faz perto, houve gasolina para fazer os quilómetros que distanciam Viana de Ponte de Lima. Com muito mais vida nas ruas, foi bonito o passeio que se fez pelas ruas desta vila.

O fim-de-tarde iluminou a bonita ponte sobre o Rio Lima e nem as baixas temperaturas tiraram a luz que o Norte erradia. Decorria também a "Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho", deixando no ar um conjunto de sons, cheiros e sorrisos que aconchegaram o coração.

A viagem trouxe-nos de volta ao Porto e ao desassossego da semana, mas as farturas pelo caminho serviram para antecipar o jantar!


★★★★★ NOTA POSITIVA: A vista deslumbrante do Santuário de Santa Luzia sobre a cidade de Viana do Castelo.
NOTA NEGATIVA: A pacatez nas ruas vianenses e a estupidez de alguns condutores portugueses.

0 comentários:

Enviar um comentário