segunda-feira, 11 de maio de 2015

Momento Bússola: Escapadela Romântica até Lindoso

# DIA 01



Partimos do Porto com direção ao Parque Nacional Peneda-Gerês. Uma vez que somos defensores de estradas nacionais, fizemos a viagem por vias secundárias. A primeira paragem foi em Braga, onde almoçamos.
Na cidade dos arcebispos, confirmaram-se as nossas suspeitas (verificadas na primeira viagem ao Gerês): as estradas são terríveis e os condutores malucos...
Motivados talvez pela complicação dos acessos, não fossem os iogurtes "Longa Vida" que estavam na mala do carro, íamos sendo trucidados sem chegar sequer ao destino principal.
Continuando o percurso, a paragem seguinte foi Ponte da Barca. Um município pequeno e bastante pacato, onde o Lima se alcança.
Chegados a Lindoso, iniciou-se a busca pelo nosso lar, por entre estradas minúsculas, sem movimento aparente.
A boa notícia: a nossa «casa» era espetacular, inserida num conjunto de casas típicas. CASA DO CHARCO: um pequeno T1 cheio de boas energias e um espaço muito agradável para se estar, descansar e namorar.

# DIA 02



Infelizmente, as condições meteorológicas foram as grandes traidoras neste fim-de-semana prolongado. A sexta-feira iniciou-se cinzenta e com chuva a cair em doses consideráveis, que impediam qualquer passeio ou descoberta de maior dimensão...
Por isso, decidiu-se que este dia seria passado em modo de sessão de cinema caseiro. Se na noite de quinta o filme tinha sido "Tempestade Tropical" (uma comédia com Ben Stiler, Jack Black e Tom Cruise, entre outros), na tarde de sexta o filme foi mais dramático e pesado. "Nifomaníaca" - versão de realizador de 5h30 - foi a película escolhida para acompanhar o mau tempo.
Ainda antes da sessão de cinema e antes do almoço - quando a chuva acalmou - foi tempo de dar um passeio por Parada, em Lindoso, onde estávamos instalados. Por lá, descobrimos casas de pedra, ruas estreitas e espigueiros, juntamente com quedas de água.

# DIA 03



O início do fim-de-semana revelou-se uma verdadeira surpresa. Se na sexta não tinha sido possível usufruir das maravilhas do norte de Portugal, o sábado foi um teste à resistência, tanto à boa forma física como ao calor...
De manhã, encontramos uma paisagem de cortar a respiração, mesmo ao pé da casa onde estávamos instalados. A Poça da Gola merecia um mergulho, mas a coragem e o biquíni ficaram em casa!
A meio da manhã, foi hora de rumar a terras de «nuestros hermanos», com destino a Ourense. Ainda em Portugal, subimos ao Castelo de Lindoso e visitamos a Barragem do Lindoso.
Já em Espanha, paragem em Lobios e nas suas termas naturais, ao ar livre. Uma maravilha, autêntica e a dar imensa vontade de voltar.
Em Ourense, o calor foi traiçoeiro e a descoberta das suas pontas e zona histórica tornou-se dificultada. Mas não há tarefas impossíveis para Fábio e Maria. A pé, vimos tudo o que era possível, com muitas gargalhadas e fotografias à mistura!
À noite, depois do jantar (e quando o cansaço dava um ar de sua graça), o sofá foi o melhor aconchego e "Masterchef" o programa escolhido para acabar o dia.

# DIA 04



Infelizmente, tudo o que é bom acaba rápido. Parece cliché... mas tanto ansiamos por estes dias e eles passaram a voar.
Ainda assim, fizemos questão de aproveitar ao máximo todos os momentos, para namorar e descobrir mais deste Portugal verdejante e montanhoso.
A hora de almoço de domingo era a nossa despedida, não sem antes jogar umas partidas de Uno e rir sem parar...
A caminho do Porto, a paragem inicial foi numa albufeira de cortar a respiração, seguida de Arcos de Valdevez, onde a praia fluvial e o Rio Vez roubaram a nossa atenção e a memória do telemóvel para tantas fotografias.
Apesar da tentativa, a quantidade de veículos automóveis estacionados junto ao rio em Ponte de Lima assustou-nos e obrigou-nos a seguir viagem.
Depois de uma breve paragem numa pastelaria na estrada nacional em direção a Braga, depressa se chegou ao Porto, com a sensação de dever cumprido no que diz respeito ao aproveitamento dos dias mas com o coração apertadinho por estas férias terminarem.

0 comentários:

Enviar um comentário