terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Momento Pipoca: Star Wars: O Despertar da Força (2015)

As duas melhores personagens do filme

Enquanto espero para entrar na sala de cinema, estou rodeado de uma multidão alegre e efusiva. É compreensível tal ambiente, pois, passados dez anos, "Star Wars" estava de regresso.

A saga mais famosa da 7ª Arte voltou com pompa. Depois de uma campanha de marketing que nunca revelou demasiado acerca do enredo, o mundo debatia teorias sobre a direção que o filme iria tomar. Após anos de especulação, eis que chegara o momento e todos estavam ansiosos e, sobretudo, esperançosos que as suas expectativas não saíssem defraudadas (como acontecera com segunda trilogia).

"Star Wars: O Despertar da Força" cumpriu a promessa. Voltou às origens, com efeitos práticos, personagens carismáticas e um vilão bastante interessante.

Num filme com pouco mais de duas horas, o ritmo é frenético. Desde o tradicional texto de abertura até aos créditos finais, não há paragens e tudo está em movimento. Voltam as batalhas aéreas, os voos acrobáticos, as lutas com sabres de luz... Ah, a nostalgia...

Ao argumento e à excelente produção técnica é obrigatório acrescentar as grandes personagens que dão a cara pela primeira vez, como Rey (Daisy Ridley domina o papel e é o grande destaque do filme), Finn, Poe Dameron (apesar de ter menos tempo de ecrã que os restantes) e, sobretudo, BB-8. É bom que R2-D2 esteja atento à concorrência!

Do outro lado da cerca está Kylo-Ren, um discípulo do Lado Negro da Força cujo objetivo é honrar e terminar aquilo que Darth Vader começou. Contudo, e sem querer lançar qualquer spoiler, há mais em Kylo-Ren do que aparenta... Fico curioso em saber que caminho irá seguir nos próximos dois filmes.

Claro que o filme não é perfeito. No caso deste sétimo "Star Wars", o calcanhar de Aquiles é não tomar grandes riscos. Aliás, o argumento é bastante semelhante ao do filme original - agora designado de "Episódio IV - Uma Nova Esperança"). No entanto, não deixa de ser um ótimo começo para a nova trilogia, que realmente será avaliado após estrearem os episódios VIII e IX. Ainda assim, espero que Rian Johnson, realizador da próxima longa-metragem, leve a história para caminhos mais originais e ainda não explorados. Não quero uma quarta Estrela da Morte!

Star Wars: O Despertar da Força
★★★★

0 comentários:

Enviar um comentário